Trilha do Alfabeto

Olá!!!
Seja bem vindo(a) ao Borboleta Kids!!!
O jogo Trilha do Alfabeto permite que de forma lúdica a criança amplie o reconhecimento das letras do alfabeto, assim como a percepção da ordem alfabética. Além de desenvolver a contagem, o se relacionar com o outro, o esperar a sua vez de jogar e o respeito às regras.
Como sugestão indico a utilização do Jogo Trilha do Alfabeto com a história: Monstro das Cores, de Anna Llenas.
Veja neste post:
Acesse o vídeo da história O monstro das Cores clicando na capa do livro:
A história é sobre um monstrinho simpático que embolou todas as suas emoções e agora precisa de ajuda para separá-las. Para as crianças é um desafio lidar com as emoções, assim como identificá-las. Nesta história cada emoção aparece com uma cor diferente. Temos a raiva, o medo, a alegria, a tristeza, a calma, todas representadas por cores.
O livro permite trabalhar com questões sócio- emocionais para que a criança tenha uma maior compreensão do que sente e consiga lidar melhor com as suas emoções.
A roda de conversa é uma boa alternativa para explorar o tema, nela as crianças podem expressar os seus sentimentos e falar o que as deixa com medo, raiva, tristes…
Na roda de conversa é possível realizar o levantamento sobre o que fazer para conseguir lidar com determinado sentimento de forma construtiva e como perceber o que os outros sentem, agir diante disso para auxiliar e manifestar empatia e estabelecer vínculos afetivos saudáveis.
Sugestões de atividade para trabalhar o reconhecimento das letras juntamente com o Jogo Trilha do Alfabeto:
- Músicas:
São diversas as músicas que tem como tema o alfabeto. Elas são ótimas para aprender o nome das letras e com o tempo a criança vai associando o nome a grafia. Ajudam também na memorização da ordem alfabética.
- Caixa sensorial:
Utilizando uma forma e farinha (farinha de trigo, aveia, fubá ou outra), e cartões com as letras você pode mostrar o traçado da letra com os dedos indicador e médio juntos e pedir para a criança que ela repita o traçado observando a letra no cartão. Esta atividade trabalha o nome das letras, o reconhecimento delas e seu traçado.
- Fazer as letras utilizando palitos de picolé, massinha de modelar ou peças de montar:
Utilizando diferentes materiais é possível que as crianças brinquem formando as letras, esta atividade além de divertida, ajuda no reconhecimento e traçado das letras.
- Leitura de livros que apresentem as letras de A a Z:
São muitos os livros que apresentam as letras de A a Z e que abordam diferentes temas.
- Boliche de letras:
Você pode escolher algumas letras, como a letra inicial do nome das crianças por exemplo, e ir trocando quando as letras começarem a ser reconhecidas.
- Bingo de letras:
As crianças adoram esta brincadeira e ela ajuda muito na aprendizagem das letras.
- Forca:
A forca é um ótimo meio de trabalhar o reconhecimento das letras, a quantidade de letras de uma palavra, além da quantidade de sílabas.
- Pescaria de letras:
Na pescaria, assim como no boliche, é possível trabalhar as letras iniciais do nome das crianças e assim ampliar.
- Aplicativos educacionais:
Clique no link abaixo para acessar o aplicativo Bini Bambini. Este App tem atividades de reconhecimento das letras e é possível que as crianças brinquem nele com autonomia.
Bini Bambini:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.binibambini.abc&hl=pt&gl=US
Habilidades desenvolvidas com o jogo Trilha do Alfabeto, segundo a BNCC:
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Habilidades desenvolvidas com a leitura do livro Monstro das cores, segundo a BNCC:
Educação Infantil:
Campo de experiência: EO- O eu, o outro e o nós
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Campo de experiência: EF- Escuta, fala, pensamento e imaginação
(EI03EF02) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
1º Ano:
Área de conhecimento: ER – Ensino Religioso
(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.
Área de conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando- se em ser compreendido pelo interlocutor e utilizando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.