Trilha do Alfabeto

Trilha do alfabeto
Trilha do alfabeto
Olá!!!
Seja bem vindo(a) ao Borboleta Kids!!!

O jogo Trilha do Alfabeto permite que de forma lúdica a criança amplie  o reconhecimento das letras do alfabeto, assim como a percepção da  ordem alfabética. Além de desenvolver a contagem, o se relacionar com o outro, o esperar a sua vez de jogar e o respeito às regras.

jogo do alfabeto trilha monstrojogo do alfabeto trilha monstro tabuleirojogo do alfabeto trilha monstro 1jogo do alfabeto trilha monstro 2jogo do alfabeto trilha monstro 3jogo do alfabeto trilha monstro

Como sugestão indico a utilização do Jogo Trilha do Alfabeto com a história: Monstro das Cores, de Anna Llenas.

Acesse o vídeo da história O monstro das Cores clicando na capa do livro:

Imagem de Monstro das cores, o - Aletria

A história é sobre um monstrinho simpático que embolou todas as suas emoções e agora precisa de ajuda para separá-las. Para as crianças é um desafio lidar com as emoções, assim como identificá-las. Nesta história cada emoção aparece com uma cor diferente. Temos a raiva, o medo, a alegria, a tristeza, a calma, todas representadas por cores.

O livro permite trabalhar com questões sócio- emocionais para que a criança  tenha uma maior compreensão  do que sente e consiga lidar melhor com as suas emoções.

A roda de conversa é uma boa alternativa para explorar o tema, nela as crianças podem expressar os seus sentimentos e falar o que as deixa com medo, raiva, tristes…

Na roda de conversa é  possível realizar o levantamento sobre o que fazer para conseguir lidar com determinado sentimento de forma construtiva e como perceber o que os outros sentem, agir diante disso para auxiliar  e manifestar empatia e estabelecer vínculos afetivos saudáveis.

 

Sugestões de atividade para trabalhar o reconhecimento das letras juntamente com o Jogo Trilha do Alfabeto:

  • Músicas: 

São diversas as músicas que tem como tema o alfabeto. Elas são ótimas para aprender  o nome das letras e com o tempo a criança vai associando o nome a grafia. Ajudam também na memorização da ordem alfabética.

  • Caixa sensorial:

Utilizando uma forma e farinha (farinha de trigo, aveia, fubá ou outra), e cartões com as letras você pode mostrar o traçado da letra com os dedos indicador e médio juntos e pedir  para a criança  que ela repita  o traçado observando a letra no cartão. Esta atividade  trabalha o nome das letras, o reconhecimento delas e seu traçado.

  • Fazer as letras utilizando palitos de picolé, massinha de modelar ou peças de montar:

Utilizando diferentes materiais é possível que as crianças brinquem formando as letras, esta atividade além de divertida, ajuda no reconhecimento e traçado das letras.

  • Leitura de livros que apresentem as letras de A a Z:

São muitos os livros que apresentam as letras de A a Z e que abordam diferentes temas.

  • Boliche de letras:

Você pode escolher algumas letras, como a letra inicial do nome das crianças por exemplo, e ir trocando quando as letras começarem a ser reconhecidas.

  • Bingo de letras:

As crianças adoram esta brincadeira e ela ajuda muito na aprendizagem das letras.

  • Forca:

A forca é um ótimo meio de trabalhar o reconhecimento das letras, a quantidade de letras de uma palavra, além da quantidade de sílabas.

  • Pescaria de letras:

Na pescaria, assim como no boliche, é possível trabalhar as letras iniciais do nome das crianças e assim ampliar.

  • Aplicativos educacionais:

Clique no link abaixo para acessar o aplicativo Bini Bambini. Este App tem atividades de reconhecimento das letras e é possível que as crianças brinquem nele com autonomia.

Bini Bambini:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.binibambini.abc&hl=pt&gl=US

 

Habilidades desenvolvidas com o jogo Trilha do Alfabeto, segundo a BNCC:

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

 

Habilidades desenvolvidas com a leitura do livro Monstro das cores, segundo a BNCC:

Educação Infantil:

Campo de experiência: EO-  O eu, o outro e o nós

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

 

Campo de experiência: EF- Escuta, fala, pensamento e imaginação

(EI03EF02) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

 

1º Ano:

Área de conhecimento: ER – Ensino Religioso

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

 

Área de conhecimento: Linguagens

Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando- se em ser compreendido pelo interlocutor e utilizando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

 

Para baixar este arquivo gratuitamente em PDF é só clicar abaixo:

Trilha do Alfabeto

Veja também outras postagens
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More