Tabuada para imprimir

Olá!!!
Seja bem vindo(a) ao Borboleta Kids!!!
Hoje eu trouxe o post tabuada para imprimir, aqui você poderá encontrar também a tabuada para completar e dicas de jogos online para a aprendizagem da tabuada.
Aprenda a tabuada utilizando os dedos das mãos:
Decorar a tabuada agiliza na execução dos cálculos, porém mais do que decorar é importante que a criança compreenda o conceito da multiplicação.
Você poderá utilizar recursos simples como palitos de sorvete e copos descartáveis para explicar o conceito da multiplicação, sendo a quantidade de grupos os copos e os elementos de cada grupo os palitos.
A multiplicação se refere a soma sucessiva de um número por ele mesmo, sendo os numerais dessa multiplicação os fatores e o resultado o produto.
A multiplicação se refere a adição sucessiva de um número por ele mesmo. Veja o exemplo abaixo:
4+4+4+4+4 = 20 ou pode ser representado como 5 x 4 = 20
Saber a tabuada agiliza nas contas, mas este processo não precisa ser cansativo, pelo contrário.
Você poderá utilizar como ferramentas diversos jogos online para que a criança aprenda brincando e também poderá ensinar para a criança como utilizar as mãos para efetuar os cálculos da tabuada.
Assim a criança irá descobrir diferentes modos de efetuar o cálculo e chegar ao resultado e este processo de desenvolvimento do raciocínio é extremamente importante.
As cinco propriedades da multiplicação
A operação da multiplicação nada mais é do que uma grande soma de parcelas. Logo que começamos a fazer algumas “continhas de vezes”, passamos a aplicar as propriedades da multiplicação sem perceber sua utilização, assim como acontece com as propriedades da adição.
Os números que são multiplicados são chamados de fatores e o resultado da multiplicação é chamado de produto.
Agora que sabemos quem são os termos da multiplicação, vamos então conhecer as propriedades da multiplicação e utilizá-las intencionalmente para facilitar nossos cálculos! Lembrando que essas propriedades podem ser usadas para multiplicar números inteiros, frações e na multiplicação de números decimais. Vejamos um pouco sobre as cinco propriedades da multiplicação:
1ª) Propriedade Comutativa
A Propriedade Comutativa garante que, em uma multiplicação, a ordem dos fatores não altera o produto. Vejamos um exemplo:
3 x 9 = 27
9 x 3 = 27
Na multiplicação, nós podemos trocar os fatores de posição, mas o resultado da operação da multiplicação será o mesmo, não importa qual número queremos multiplicar primeiro. Por exemplo, se quisermos multiplicar quatro números, podemos escolher a ordem que preferirmos, o resultado nunca mudará! Vamos ver outro exemplo:
1 x 2 x 3 x 4 = 24
2 x 3 x 4 x 1 = 24
3 x 4 x 1 x 2 = 24
4 x 2 x 3 x 1 = 24
2ª) Propriedade do Elemento Neutro
A propriedade do elemento neutro garante que existe um número que, ao ser multiplicado por qualquer outro número, não o altera. Isso mesmo, qualquer número multiplicado pelo elemento neutro não muda! Você sabe que número é esse? É o número 1! Por essa razão, o número 1 é conhecido como o elemento neutro da multiplicação. Vamos ver alguns exemplos:
1 x 2 = 2
10 x 1 = 10
15 x 1 = 15
1 x 12.345 = 12.345
3ª) Propriedade do Elemento Nulo
A propriedade do elemento nulo lembra a última propriedade que vimos. Segundo essa propriedade, sempre que multiplicarmos qualquer número pelo elemento nulo, o resultado será zero! Você sabe quem é o elemento nulo? É o próprio zero Qualquer número multiplicado por zero sempre terá o produto igual a zero. Veja os exemplos a seguir:
2 x 0 = 0
0 x 5 = 0
7 x 0 x 2 = 0
4ª) Propriedade Associativa
Quando multiplicamos três ou mais fatores, podemos escolher várias ordens para resolver a operação da multiplicação, e o resultado sempre será o mesmo. Vejamos de quais maneiras podemos resolver a multiplicação 3 x 5 x 7:
(3 x 5) x 7 = 15 x 7 = 105
3 x (5 x 7) = 3 x 35 = 105
5 x (3 x 7) = 5 x 21 = 105
5ª) Propriedade distributiva
A propriedade distributiva garante que o produto da soma é igual à soma dos produtos, ou seja, quando houver uma soma de dois números entre parênteses multiplicada por um número qualquer, podemos realizar a soma primeiro e depois fazer a multiplicação ou podemos multiplicar esse número por cada parcela da soma e depois realizar a adição. Observe o exemplo:
2 x (6 + 9) = 2 x 15 = 30
ou
2 x (6 + 9) = 2 x 6 + 2 x 9 = 12 + 18 = 30
Tabuada Cartesiana
Nesta tabuada é necessário observar a combinação entre linha e coluna para encontrar o resultado.
A aprendizagem da multiplicação segundo a BNCC:
O conceito da multiplicação pode ser trabalhado com as crianças pequenas, mas sempre partindo do concreto.
Segundo a BNCC as habilidades que devem ser desenvolvidas de acordo com os anos são:
2° ano
Objetos de conhecimento:
Problemas envolvendo a adição de parcelas iguais (multiplicação).
problemas envolvendo significado de dobro, metade, triplo e terça parte.
3° ano
Objetos de conhecimento:
Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medidas.
4° ano
Objetos de conhecimento:
Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida.
5° ano
Objetos de conhecimento:
Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por números decimais.
Análise Combinatória.
Fontes:
escolakids.uol.com.br/matematica/propriedades-da-multiplicacao.htm
Dicas de jogos online para a aprendizagem da tabuada:
tabuadademultiplicar.com.br/memoria-tabuada.html
escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/
escolagames.com.br/jogos/mestreDaTabuada/
tabuadademultiplicar.com.br/tabuada-do-gato.html
Você poderá fazer a impressão e plastificar para ser uma tabuada individual do aluno e servir de material de consulta na execução dos cálculos ou servindo de apoio para o estudo.






Tabuada com pregadores:










Para a confecção da tabuada com pregadores cole os círculos em papelão e recorte e depois cole os círculos menores em pregadores. As crianças deverão colocar os pregadores com a resposta da multiplicação em seus devidos lugares.
Faça download do arquivo clicando abaixo: