Páscoa: Atividades Pedagógicas

PÁSCOA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
PÁSCOA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Olá!!!
Seja bem vindo(a) ao Borboleta Kids!!!

Hoje eu trouxe para vocês o post Páscoa atividades pedagógicas.

A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia a cada ano.

Acontece sempre no domingo depois da primeira Lua cheia do equinócio, o que, por norma, costuma se realizar entre os dias 22 de março e 25 de abril. A data foi definida desta forma pelo fato de a Páscoa ter origem judaica, e a celebração judaica ter início no equinócio.

A Páscoa é considerada uma das festas mais importantes para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu com o intuito de libertar a humanidade do pecado. Assim, a Páscoa judaica também comemora a libertação do seu povo, que era escravizado.

A festividade marca o fim da chamada Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo.

Durante toda a semana santa há procissões e cerimônias especiais, sobretudo na quinta e na sexta-feira, conhecida como Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que recorda a morte de Cristo na cruz). É no Sábado de Aleluia que é proclamada a ressurreição.

Significado da Páscoa
A Páscoa tem origem judaica e chamava-se Pessach, que significa “passagem”.

Passagem, ou travessia, significa o percurso feito pelos judeus depois de alcançarem a liberdade após um longo período em que foram escravizados.

Libertos, os judeus fizeram a travessia do Mar Vermelho em busca da chamada Terra Prometida, de acordo com a promessa feita por Deus.

Para os cristãos, a Páscoa, significa a passagem da morte para a vida, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo.

Origem da Páscoa Cristã

A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, e faz referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio. Desta forma, os judeus deixaram a escravidão e recuperaram a liberdade, sendo considerado um ritual de passagem.

A história da primeira celebração desta data tem início com os judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, no Antigo Testamento da Bíblia.

Enquanto os judeus comemoravam a sua própria Páscoa, que é uma das grandes festas da religião judaica, Jesus Cristo foi crucificado. Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até ressuscitar no terceiro dia.

Por isso, para os cristãos, a festividade ganhou um novo significado, uma vez que passou a celebrar a ressurreição de Cristo, ou seja, a passagem da morte para a vida.

Fonte: calendarr.com/brasil/pascoa/

Descrição das atividades:

A primeira atividade apresenta a música Coelhinho da Páscoa e também explora as cores primárias.

Na segunda atividade temos a música fatiada para que a criança realize sua leitura e montagem.

Na terceira atividade a criança poderá fazer a leitura da música e completar as palavras que faltam, além de escrever três palavras com o dígrafo LH.

Há também a atividade interativa  de reescrita da música, em que o coelho deverá ser recortado, dobrado e colado no caderno.

A última atividade é de contagem até 10 e a criança deverá contar o número de cenouras e registrar no quadradinho abaixo.

Veja o vídeo da música:

Clique com o botão direito do mouse para salvar as atividades, porém pra uma melhor definição faça download do arquivo em PDF.

 

páscoa atividade pedagógica 1páscoa atividade pedagógica 2páscoa atividade pedagógica 3páscoa atividade pedagógica 4páscoa atividade pedagógica 5páscoa atividade pedagógica 6páscoa atividade pedagógica 7

Habilidades desenvolvidas com as atividades propostas, segundo a BNCC:

Código: EF01LP16

Etapa: Ensino Fundamental

Ano: 1º ano

Área de conhecimento: Linguagens

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Objeto de conhecimento: Compreensão em leitura

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava- língua, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

 

Código: EF12LP07

Etapa: Ensino Fundamental

Ano: 1º Ano

Área de conhecimento: Linguagens

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Objeto de conhecimento: Forma de composição do texto.

Prática de Linguagem: Análise linguística/semiótica (alfabetização)

Habilidade: Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Clique abaixo para realizar download do arquivo em PDF:

BORBOLETA KIDS BAIXE AQUI PEQUENO

Veja também outras postagens
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More