Jogo da Memória Rimas
Olá!!!
Seja bem vindo(a) ao Borboleta Kids!!!
Trabalhe a Consciência fonológica com o Jogo da Memória Rimas, para que a criança perceba as semelhanças sonoras no final das palavras .
A rima é uma das primeiras etapas do trabalho com a Consciência fonológica, e se refere a habilidade de percepção dos sons parecidos no final de palavras. A criança precisa se concentrar no componente fonético para conseguir correlacionar a sonoridade das palavras. Com este jogo além de desenvolver esta habilidade, você estará ampliando o vocabulário da criança, apresentando rimas realizadas dentro do campo semântico brinquedos.
A pouca compreensão para rimas é um sinal de alerta para o professor, crianças com dislexia possuem dificuldade nas habilidades fonológicas, entre elas a rima. O trabalho com a consciência fonológica é muito importante no auxílio a crianças que tenham alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem e na prevenção dessas dificuldades no que se refere a alfabetização.
Baixe o Jogo da Memória rimas clicando na imagem com o botão direito do mouse, porém para uma melhor definição faça download do arquivo em PDF.
Veja neste post:
As palavras apresentadas no Jogo da Memória Rimas são:
-
BOLA – MOLA
-
BONECA – PETECA
-
CARRINHO – URSINHO
-
AVIÃO – PIÃO
-
MASSINHA – CASINHA
-
TELEFONE – MICROFONE
-
SOLDADO – DADO
-
PATO – RATO
Instruções de impressão e confecção do jogo:
Utilize papel de gramatura mais alta para imprimir. Depois de impresso, para maior durabilidade plastifique as cartinhas do jogo.
De maneira lúdica e divertida o vídeo trabalha com a rima em forma de adivinhações dando pistas sobre a palavra que rima com a outra, e antes de dar a resposta mostra duas ilustrações para que a criança tente descobrir.
Em sala de aula é possível fazer esta atividade com a utilização de figuras que serão apresentadas para as crianças.
Parlendas e quadrinhas fazem parte da cultura popular e das brincadeiras infantis e são ótimas para se trabalhar com a rima. Além disso, temos também as músicas, poesias e a literatura infantil.
É importante que as crianças tenham bastante contato com as rimas, estas precisam ser bastante exploradas para que depois as crianças consigam rimar com autonomia. A produção de rimas pelas crianças será a última etapa.
Habilidades desenvolvidas com o Jogo da Memória Rimas, segundo a BNCC:
1º ano:
Área de conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
Habilidades desenvolvidas com a utilização de parlendas, quadrinhas músicas e a literatura infantil, segundo a BNCC:
Educação Infantil
Código: EI03EF02
Campo de experiência: EF – Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivo: Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
1º ANO
Área de conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras e quadrinhas, trava- línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
Área de conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa
Objeto de conhecimento: Forma de composição do texto.
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
Área de conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa
Objeto de conhecimento: Apreciação estética/ estilo
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
Área de conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa
Objeto de conhecimento: Formas de composição de textos poéticos
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
2º ANO
Área de conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa
Objeto de conhecimento: Produção de texto oral
(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.
Área de conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa
Objeto de conhecimento: Apreciação
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário de sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
Amei! obrigada por compartilhar!
Olá….muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e criatividade. Tenho aluno autista e vou usar com ele.
Grata!
PARABENS PELO BELISSIMO TRABALHO !! E UMA ARTE! IRA ENRIQUECER MUITO MINHA AULA. OBRIGADA POR COMPARTILHAR!
Priscila muito obrigada por compartilhar seus materiais. Deus abençoe grandemente sua vida. Sucesso
Oi Juliana, muito obrigada. Bjs!!!
PRISCILA, MUITA GRATIDÃO A VOCÊ POR DISPONIBILIZAR TODO ESSE MARAVILHOSO MATERIAL DE FORMA GRATUITA. EU ESTOU INICIANDO MINHA VIDA NA PSICOPEDAGOGIA E NÃO TENHO VERBA PARA COMPRAR MATERIAL E VOCÊ ME AJUDOU MUITO.
QUE DEUS A ABENÇOE MUITO E CONTINUE A USAR VOCÊ IMENSAMENTE.
Amém Tarline, fico muito feliz por ter ajudado. Bjus!!!
Gostaria de que me enviasse o jogo das rimas. Obrigada!