Jogo da Memória Cores

Olá!!!
Seja bem vindo(a) ao Borboleta Kids!!!
Conheça o Jogo da Memória Cores, e peça para a criança fazer o pareamento da borboleta com a flor da mesma cor.
Baixe o jogo clicando na imagem com o botão direito do mouse, porém para uma melhor definição faça download do arquivo em PDF.
Como sugestão para trabalhar com o Jogo da Memória Cores, indico o livro Romeu e Julieta da autora Ruth Rocha.
Veja neste post:
Clique na capa do livro Romeu e Julita para ter acesso a história em formato de vídeo:
O livro conta a história de um reino em que tudo era separado por cores e as borboletas só ficavam no canteiro de flores da mesma cor que elas. Na história iremos conhecer uma linda borboleta amarela chamada Julieta e uma borboletinha azul chamada Romeu que com a ajuda de um amigo comum, o Ventinho vão mudar o rumo das coisas naquele reino para sempre.
Este livro é uma ótima leitura para abordar a aceitação do outro e das diferenças sejam elas quais forem.
Depois de contar a história o professor pode propor que as criança criem fantoches dos personagens e que os utilizem para fazer o reconto da história.
Atividades que podem ser exploradas:
As crianças adoram o trabalho com tinta guache, atividades relacionadas a mistura das cores e a confecção de novas cores são sempre uma diversão para elas.
Cores Primárias:
- Amarelo
- Azul
- Vermelho
Cores Secundárias:
- Laranja
- Verde
- Roxo
Criação das próprias tintas com pigmentos da natureza:
Receita
Ingredientes:
- 100 ml de água
- 100 ml de cola branca
- Pigmento (carvão, borra de café, açafrão, urucum, beterraba, folhas, suco de uva, entre outros)
Modo de fazer:
Utilize a água para dissolver o pigmento, principalmente se ele for em pó. Depois de dissolvido você deve misturar a cola.
Além de trabalhar o gênero instrucional, esta é uma ótima experiência para realizar com as crianças.
Habilidades desenvolvidas, segundo a BNCC:
Educação Infantil
Campo de experiência: OE- O eu, o outro e o nós
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
Campo de experiência: EF – Escuta, fala, pensamento e imaginação
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
1º Ano
Área de conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: AR – Arte
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
Área do conhecimento: Ensino Religioso
Componente Curricular: ER – Ensino Religioso
(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.
Área do conhecimento: Linguagens
Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa
- Objeto de Conhecimento: Formação de leitor
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
- Objeto de conhecimento: Estratégia de leitura
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras do sentido, da forma e da função social do texto), apoiando – se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e de recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio, etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
- Objeto de conhecimento: Formação do leitor literário
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
- Objeto de Conhecimento: Contagem de histórias
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Instruções de impressão e confecção do jogo:
Utilize papel de gramatura mais alta para imprimir. Depois de impresso, para uma maior durabilidade plastifique as cartinhas do jogo.
Gente as atividades daqui são maravilhosas ,parabéns para os criadores , estou amando a pagina .