Jogo da Memória Cores

jogo da memória cores
Jogo da memória cores
Olá!!!
Seja bem vindo(a) ao Borboleta Kids!!!

Conheça o  Jogo da Memória Cores, e peça para a criança fazer  o  pareamento da borboleta com a flor da mesma cor.

Baixe o jogo clicando na imagem com o botão direito do mouse, porém para uma melhor definição faça download do arquivo em PDF.

jogo da memória cores 1jogo da memória cores 2jogo da memória cores 3jogo da memória cores 4

Como sugestão para trabalhar com o  Jogo da Memória Cores, indico o livro Romeu e Julieta da autora Ruth Rocha.

Clique na capa do livro Romeu e Julita para ter acesso a história em formato de vídeo:

jogo da memória cores

O livro conta a história  de um reino em que tudo era separado por cores e as borboletas só ficavam no canteiro de flores da mesma cor que elas. Na história iremos conhecer uma linda borboleta amarela chamada Julieta e uma borboletinha azul chamada Romeu que com a ajuda de um amigo comum, o Ventinho vão mudar o rumo das coisas naquele reino para sempre.

Este livro é uma ótima leitura para abordar a aceitação do outro e das diferenças sejam elas quais forem.

Depois de contar a história o professor pode propor que as criança criem fantoches dos personagens e que os utilizem  para fazer o reconto da história.

 

Atividades que podem ser exploradas:

As crianças adoram o trabalho com tinta guache, atividades relacionadas a mistura das cores e a confecção de novas cores são sempre uma diversão para elas.

Cores Primárias:

  • Amarelo
  • Azul
  • Vermelho

Cores Secundárias:

  • Laranja
  • Verde
  • Roxo

Criação das próprias tintas com pigmentos da natureza:

Receita

Ingredientes:

  • 100 ml de água
  • 100 ml de cola branca
  • Pigmento (carvão, borra de café, açafrão, urucum, beterraba, folhas, suco de uva, entre outros)

Modo de fazer:

Utilize a água para dissolver o pigmento, principalmente se ele for em pó. Depois de dissolvido você deve misturar a cola.

Além de trabalhar o gênero instrucional, esta é uma ótima experiência para realizar com as crianças.

 

Habilidades desenvolvidas, segundo a BNCC:

Educação Infantil

Campo de experiência: OE- O eu, o outro e o nós

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

 

Campo de experiência: EF –  Escuta, fala, pensamento e imaginação

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas  e planejar coletivamente  roteiros de vídeos e encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros  textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de  observação gráfica e/ou de leitura.

 

1º Ano

Área de conhecimento: Linguagens

Componente Curricular: AR –  Arte

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

 

Área do conhecimento: Ensino Religioso

Componente Curricular: ER – Ensino Religioso

(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.

 

Área do conhecimento: Linguagens

Componente Curricular: LP – Língua Portuguesa

  • Objeto de Conhecimento: Formação de leitor

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

  • Objeto de conhecimento:  Estratégia de leitura

(EF15LP02) Estabelecer expectativas  em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras do sentido, da forma e da função social do texto),  apoiando – se em seus conhecimentos prévios  sobre as condições de produção e de recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio, etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

  • Objeto de conhecimento: Formação do leitor literário

(EF15LP15)  Reconhecer que os textos literários fazem parte  do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

  • Objeto de Conhecimento: Contagem de histórias

(EF15LP19)  Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

 

Instruções de impressão e confecção do jogo:

Utilize papel de gramatura mais alta para imprimir. Depois de impresso, para uma maior durabilidade plastifique as cartinhas do jogo.

 

Clique abaixo para fazer download do arquivo em formato PDF:Jogo da Memória Cores

Veja também outras postagens
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More